Pode parecer contradição, mas apesar de trabalhar com marketing voltado para empresas varejistas, ter um blog onde falo sobre tendências e produzir conteúdo também para o blog de moda do Salvador Shopping, quem me conhece sabe que não sou consumista. Me apaixono por roupas, sapatos, bolsas, acessórios – claro! – , mas compro com consciência. Nada por impulso e que não julgue ter um ótimo custo/benefício.
As coisas estão cada vez mais caras, os impostos aumentando e o país em crise. Não dá pra fechar os olhos também para a miséria: tem gente que literalmente morre de fome. Mas não quero bancar uma de madre Teresa de Calcutá e sustentar o discurso hipócrita de que não vou comprar algo porque outra pessoa não tem nem o que comer. Trabalho, ganho meu dinheiro e posso comprar o que eu quiser e ficar feliz com isso.
Mas defendo a ideia de gastar com cautela, até porque, tudo que é demais, sobra!, e quantidade não quer dizer nada. Se vou à uma loja e fico na dúvida, não compro! Apesar de se tratar de algo material, faz parte da minha filosofia de vida: o que tem que ser meu, será. Nada que é material é insubstituível. E pra finalizar, tem um provérbio sueco que eu adoro e diz o seguinte: quem compra coisas que não precisa ou que não usa está roubando de si mesmo.
E com base em tantos pensamentos, tento ao máximo praticar um consumo consciente, para o bem de outras pessoas, do meu bolso e do meu guarda-roupas, que se livra de ficar abarrotado com coisas que não uso. Todo mês (mesmo sem comprar novas peças) confiro se tem algo que não serve mais para mim e então doo, separo para as irmãs e faço um dia de brechó com as amigas! Além de valorizar marcas que se dedicam a desempenhar algum tipo de trabalho social.
Esse é o caso da Euzaria T-shirt. A gota d’água que me motivou a compartilhar essa reflexão com vocês. Bem, conheci o projeto na fase inicial, acompanhando as suas primeiras postagens no Instagram, no final de 2014 e ficou clara a intenção de conectar pessoas incentivando pequenas boas atitudes, que parte também do ato de comprar, porém de um jeitinho onde todo mundo sai ganhando: a gente, a empresa e alguém que precisa.
Assista o video! Vocês vão entender melhor:
Para cada camisa que a gente compra, a marca doa outra para alguém que precisa! A primeira coleção será lançada em fevereiro, mas o movimento já começou! Enquanto isso a gente acompanha a @euzaria_ no Instagram e se deixa inspirar pelo conceito dessa nova marca a fazer o bem também.
Legal, né?
Adorei!!
Enviado do meu iPhone
>