Enquanto a galera do hemisfério norte se prepara para a estação das flores, nós ficamos de olho nas tendências que foram apresentadas em seus desfiles de Inverno 2016 para inspirar o nosso desde já! É muita beleza, ousadia e capricho pra gente deixar passar simplesmente. Sem contar que um pouquinho de informação para conduzir as próximas compras nunca é demais, né? Já aconteceram semanas de moda de NY, Londres e Paris, mas eu escolhi a de Milão para compartilhar minhas impressões com vocês! Vamos começar?
E eu não teria outra forma para começar se não dizendo: a mistura foi feita! Fortes elementos do street wear dividiram espaço com peças sofisticadas e até românticas, afinal, cada um evidencia aquilo que combina melhor com o seu perfil; e isso serve para as passarelas e principalmente para a nossa vida! Enquanto a Moschino exibiu um estilo de rua super descolado, hip hop, anos 90 (tiveram até vestidos com estampa de grafiti), a Prada não abriu mão de apostar em clássicas calças de corte reto, porém, brincou com os materiais e fez o plástico e jersey se passarem por couro e neoprene, por exemplo. Cada uma fiel ao seu conceito, mas todas com novidades e apostas em comum.
1. Cintura e comprimento: Grifes como a Versace não deixaram a cintura alta de lado, marcando ainda com a volta de cintos largos! Mas foi a cintura média, um pouco abaixo do umbigo, que chamou minha atenção. Quanto ao comprimento das peças, ficaram basicamente entre calças que vão até os tornozelos e as temidas saias midi, que de fato podem dar a impressão de silhueta achatada, mas nada que seja um bicho de sete cabeças e se vocês quiserem, dou algumas dicas de como usar a peça no próximo post. ;)
2. Cores e estampas: É natural que o preto, branco e cinza, assim como xadrez e animal print, estejam presentes em qualquer coleção de inverno, mas houve uma explosão de cores e estampas! Algumas grifes chegaram a desfilar produções monocromáticas ou trabalhadas no color block! Uma mistura libertadora para ousar no visual com diversas tonalidades, dos vibrantes aos tons pastel. E para completar esse mix, estampas florais exuberantes, grafismo, e uma verdadeira selva: onça, zebra e cobra!
3. Estilo esportivo: Peças de moletom, jaquetas bomber, calça jogging com elástico no punho, tênis e até bonés. Elementos que não deixaram dúvidas nas passarelas!





4 Nos pés… Os sapatos fechados, como naturalmente pede o figurino de inverno, prevaleceram: tênis, scarpin, oxford e as botas de cano baixo ou comprido; todos com bico fino. Ótimos para alongar a silhueta! #ficaadica
5. Bolsas: Pequenas ou médias, mas quase todas de mão. Coloridas, com alças de corrente (de metal ou resina), texturas como matelassê, estampada com ideogramas, plumas, etc. Modelos que variaram entre estruturados e seu oposto: as bolsas saco, que já estavam em alta e prometem continuar! Ontem mesmo fui ao Salvador Shopping e todas as lojas tem. Um item para acrescentar na lista de compras já! :D
6. Velha infância: A moda como forma de expressão se torna ainda mais divertida quando elementos lúdicos entram no cenário. A Moschino é mestre nisso e mais uma vez chamou atenção presenteando seus convidados com uma capinha de celular em forma de ursinho. Até o convite para o desfile foi um urso de pelúcia e na passarela um look todinho com a estampa! Além disso, apostaram no Tiny Toons, que tem mesmo tudo a ver com a história: a turma do Pernalonga já estrelou filme com o jogador de basquete Michael Jordan e a Moschino, mais que qualquer outra grife evidenciou elementos de rua e esportivos!
7. Bom e velhos amigos: Se você comprou uma jardineira, parabéns! Se ainda ainda quer compra a sua, essa é a hora! Afinal, a peça ganhou destaque na temporada passada e não promete sair tão cedo de circulação, aparecendo no desfile de pelo menos três importantes grifes! O bustiê, modelos de top cropped mais justinhos e até o body também fazem parte do time de “vale a pena ver de novo”. Tão bom saber que aquela peça que a gente tem no guarda-roupas vai continuar super atual por mais tempo…
8. Golas: Alta ou até o início do pescoço, inclusive através de camisas de botão totalmente fechadas. Assim, algumas peças ganharam recortes estratégicos, transparência ou elementos como a gola peter pan por cima de um decote V para simular a ideia dessa nova proposta deixando a pele um pouco a mostra de um jeito diferente. Achei super interessante e elegante!
9. Exuberância e ousadia: Muitas peças foram marcadas por aplicações, texturas, brilhos, recortes, franjas, etc. Tudo que trouxesse mais dinamicidade sem perder a elegância dos cortes mais retos. Um belo exemplo disso, é o desfile da Dolce & Gabbana, que caprichou nos bordados dos vestidos, aplicações de flores nos sapatos, e cristais, pérolas e até pelúcia nos tão desejados fones de ouvido… prevejo customizações do acessório por aí! Quem se habilita? :D
Ufa! Muita informação em um super resumo que só me fez ter mais vontade de dar um refresh no guarda-roupas com tanta novidade. Algumas um pouco perigosas, é verdade, como os cintos largos, cintura média e a saia midi. Mas nada que observando as proporções e com algumas dicas não deixe o visual interessante e adequado para qualquer mulher! Prontas para se despedir do verão?