Quem já estava querendo dar um grau na organização do armário e não sabia nem por onde começar, vai adorar as dicas de hoje! Vamos lá?
Manu Carvalho é uma super consultora de moda. Atua na área há um tempão ministrando cursos, organizando o armário e malas de clientes e produzindo artistas. Poderíamos até dizer que é a Glória Kalil desta geração. :D
Semana passada, à convite de Sandy Najar, fui ao encontro dela para participar do workshop onde Manu dividiu histórias, compartilhou referência e inspirações, além de informações valiosas com diferentes alternativas, respeitando a condição que cada pessoa tem para investir em seu armário. Porque o importante mesmo é guardar de forma funcional e adequada pensando na praticidade e preservação das roupas.
A primeira coisa que Manu defende é o cuidado com as nossas roupas, acessórios, sapatos, etc. Afinal, depositamos energia e dinheiro para escolher cada uma delas. Nada mais justo que guardá-las com carinho e de forma adequada para que durem por mais. Mas é claro que isso também vai depender da qualidade da peça em si e quantidade de lavagens, né?
COMO E QUAIS PEÇAS DEVO PENDURAR?
Blusas, camisas, tricot… Por isso, blusas e camisas de tecido plano podem ser penduradas sem problema. Já as demais, de tecidos que apresentam flexibilidade, como as malhas e tricot, devem ser dobradas e guardadas em gavetas ou prateleiras para impedir que os cabides deformem a peça na área dos ombros.
Calças e saias:… A maioria dos guarda-roupas tem o suporte para pendurar calças. Neles, Manu costuma guardar cada uma dobrada e com o cavalo sempre pra dentro, deixando um visual mais simétrico. Mas você pode ainda pendurar em cabides com presílias ou específicos para a peça, com dois ou mais aros, para economizar espaço! E se for essa última a sua opção, tente organizá-las de forma que mostre pelo menos um pedacinho de cada, como um leque, para que você sempre veja todas as calças que tem!
Onde encontrar? Leroy Merlin / Oz! Organize
E por falar em cabide… a melhor opção são os modelos com pontas arredondadas e que tenham ganchinhos, pois eles são indispensáveis na hora de prender a alcinha de uma blusa, por exemplo.
Quanto aos materiais, não há restrição, mas vale escolher com carinho para te atender em visual e preço. Eu adoro os de veludo (1), são lindos (tem em diversas cores!), oferecem ótimo custo/benefício e não deixam a peça deslizar e caia. Os de madeira (2) são considerados os mais sofisticados, mas tem que prestar atenção no acabamento para, se são bem lixados para não acabar puxando o fio da sua roupa. Os de acrílico (3) deixam o visual clean e são os que tenho há pelo menos 4 anos. Eles não quebram com facilidade como dizem (pelo menos os meus não quebraram e olha que já caíram no chão), mas costumam ocupar mais espaço por serem mais grossos.
Onde encontrar: Oz! Organize / Sans Club / Lojas Americanas
Assim como os cabides adulto e infantil tem diferença no tamanho, os masculinos e femininos também. Então, na hora de comprar fique atenta ao detalhe para que a roupa fique adequada ao cabide. Existem ainda os cabides mais estruturados com extremidades maiores; o modelo ideal para peças mais pesadas, que precisam de maior sustentação para que ao longo do tempo não deforme, como blazer, casacos de frio, etc.
Antes de pendurar calças e saias em cabides com presílias, presta atenção no desenho deles, verifique se tem um desenho suave ou a proteção de materiais como silicone por dentro para impedir que marquem a roupa e até danifiquem a fibra da peça para sempre. Se não, vale ir atrás de adesivos da 3M para criar essa proteção, você mesmo! Manu deu ainda a dica de pendurar a peça do lado do avesso para prevenir.
Onde encontrar: Oz! Organize / Sans Club / Tok&Stok
Em caixas de papelão/plástico/acrílico (1), saquinhos de TNT (2), etc. Mas nunca um em cima de outro, a não ser na mala durante uma viagem! A melhor forma de guardar os sapatos é um ao lado do outro, em prateleiras (como no closet de arrancar suspiros na foto acima) ou sapateiras provisórias (3). Mas quem não tiver esse espaço para organizar os pares, pode optar ainda por organizadores também de TNT (4). Super fáceis de achar! Uma espécie de gavetinha com divisórias para colocar em baixo da cama. Assim economiza espaço e deixar tudo no lugar. :D
Onde encontrar: C&C / Le Biscuit / Magazine Luiza / Leroy Merlin
Ainda sobre sapatos, mais uma dica! Para guardar botas de cano longo, compre cartolinas e coloque dentro delas para criar uma sustentação impedindo que o couro craquele. ;)
A LINGERIE TAMBÉM MERECEM CUIDADO! Os sutiãs de bojo, especialmente. Por uma questão estética, não é legal que fiquem pendurados; nas gavetas, o ideal é que estejam sempre estirados para que não tenha risco de amassar/quebrar o bojo, e para isso podemos contar com ajuda de estojos decorados lindos (1) ou estrutura de TNT com divisórias (2). Para as calcinhas (dica que se estende também aos biquínis), as comeias (3) são perfeitas! Assim as peças ficam organizadas em pequenos nichos, de acordo com a sua necessidade e espaço!
Onde encontrar: Multicoisas / Le Biscuit / Oz! Organize
O JEITO IDEIAL DE GUARDAR CINTOS E GRAVATAS Não enrole os cintos! Tanto os de couro legítimo e principalmente o sintético, pode craquelar com o passar do tempo. O ideal é que fiquem estirados, deitados ou na vertical. Vale pendurar em ganchos que são vendidos exatamente para esse fim ou até prender ganchinhos de aço inoxidável na porta do guarda-roupas para deixar todos estiradinhos ali. Ah! As gravatas também devem ficar estiradas, bem diferente da forma como ficam expostas nas lojas.
Onde encontrar: Oz! Organize / Imaginarium
COMO LAVAR Outra parte – a mais importante -, para a conservação das nossas roupas é a forma de lavar. Nem sempre lavar à mão é a melhor opção, sabia? Cada peça tem a sua necessidade, que deve vir descrita em sua etiqueta. Então, preste atenção nas instruções antes de lavar a peça.
Vale até pendurar um quadrinho com o significado de cada símbolo próximo à lavanderia. Gostou da ideia? Clique aqui (ou na imagem acima) para salvar no seu computador, em tamanho A4. Depois é só imprimir.
E se for tirar manchas, pesquise por produtos atuais, como o Venish branco para roupas brancas, Venish rosa para roupas coloridas e ainda o Woolite para peças pretas. Todos esses oferecem uma tecnologia mais avançada que tiram facilmente as manchas e o encardido sem danificar a peça. Hora de deixar a Qboa de lado! E lembre-se: sempre divida as peças por cores na hora de lavar! Preto com preto, colorido com colorido e branco com branco.
Dicas preciosas anotadas! Mas… e se falta espaço?
Manu já morou em Nova Iorque, onde se deparou com um armário minúsculo para guardar suas coisas, mas acabou criando a sua solução! Aprendeu a tirar do alcance as peças que provavelmente não usaria na atual estação, guardando elas em caixas em cima do armário ou dentro do maleiro. Ainda hoje ela conta que faz isso, assim sempre que elas forem revisitadas em outra ocasião e estação terão um gostinho de novidade. Já os acessórios e bolsas, devem ficar organizados de forma que estejam sempre ao nosso alcance. Afinal, para elas não tem tempo ruim! ;)
Ufa! Quanta dica boa. Foram tantas emoções e informações, que o encontro, previsto para terminar às 13h, se estendeu até o meio da tarde! E todas saímos de lá loucas para identificar os erros na organização do nosso guarda-roupas e deixar tudo em ordem.
Mas vale lembrar ainda – Manu fez questão de frizar -, que para algumas escolhas não existe certo ou errado, existe o que funciona melhor para você no momento em que vai se arrumar, o como o tipo e cor do cabide, se prefere organizar as blusas por estilo e/ou cor, etc. Ali é o seu espaço e precisa estar de acordo com o seu gosto e estilo de vida! ;)
Amei as dicas!
Oba!!! Fico super feliz. Pense em um post que deu um trabalhão, mas que valeu cada minutinho por poder passar as ótimas dicas de Manu pra vocês. Beijo!
Eu imagino como deve ter sido trabalhoso mesmo!! Mas as dicas são ótimas!