Cafona é não repetir roupa!

Não existe nada mais cafona na moda que não repetir roupa. Para mim é o mesmo que dizer: meu dinheiro e tempo valem menos que a opinião dos outros. E vem cá… quem são esses outros com uma mentalidade tão pequena assim? Me desculpem as mulheres que se arrumam para outras mulheres, mas eu me arrumo para mim!

Estar vestida com peças que me representam é meu maior prazer, seja nova ou usada muuuitas vezes! Ou até já usada por outras pessoas. Não é segredo que eu adoro brechó e vivo garimpando peças antigas no guarda-roupas de minha mãe. Algumas chegam a ter mais de 30 anos, com carinha de 2 meses.

Adoro fazer diferentes combinações, desafiar a minha criatividade e fazer valer a pena principalmente o tempo que gastei escolhendo aquela peça e pensando se ela entraria no meu guarda-roupas de forma coordenada.

O engraçado é que muitas condenam a “amiga” que repete roupa, mas consideram celebridades como Kate Middleton e Olivia Palermo “gente como a gente” quando elas fazem isso. Qual a lógica? Porque são ricas, se repetem roupa é por opção, não porque não tem dinheiro. E se nós repetimos, é porque somos pé rapados?

LOOK OLIVIA PALERMO SHORT ONÇA

Quer mesmo saber? Quanto mais a gente observa a moda, menos temos a necessidade desenfreada de comprar. Porque passamos a entender que o valor não está na quantidade, mas na qualidade subjetiva de cada peça para o nosso estilo de vida.

Ainda mais nos dias de hoje, que somos bombardeados por informações de tudo quanto é lado – inclusive dos blogs de moda -, precisamos criar consciência quanto ao assunto e saber o limite. Aprender a nadar um pouco contra a maré de uma indústria bilionária que reinventa clássicos para torná-los o novo desejo de consumo a fim de cumprir o seu objetivo: faturar! Inclusive, sendo muitas vezes cruel com o trabalho de pequena escada que não consegue – e nem deve -, acompanha esse ritmo frenético, desenvolvido por estilistas sem patrocínio, costureiras e artesãos.

A moda não é fútil se você não quiser. Moda é autoconhecimento, é autoestima, é forma de expressão. E achar que não deve repetir roupa é careta, é cafona e vai contra um movimento desnecessário para a saúde e condições do mundo em que vivemos.

Nada mais gostoso que aprender a dar valor ao que se tem e ir aos poucos acrescentando novas peças no acervo para fazer a diferença nos próximos looks. Instigar a própria criatividade e investir antes de tudo no estilo pessoal. Pense nisso. ;)

Comportamento, Moda1 peça 3 looks, consumo consciênte, kate middleton, , olivia palermo, repetir roupa

6 thoughts on “Cafona é não repetir roupa!

  1. amandaferretti 29 de abril de 2015 / 18:12

    Gostei muito do texto Amanda e concordo com tudo que você falou.

  2. lilas666 29 de abril de 2015 / 19:53

    Republicou isso em Cosmopolitan Girl.

  3. Arwen 30 de abril de 2015 / 19:26

    Republicou isso em Arwen Releiturase comentado:
    Adorei este post, pois fala de uma coisa que sempe comento com minhas amigas e alunas.
    Eu acredito que quem tem estilo próprio não se preocupa demais em repetir ou não uma roupa, Usa o que gosta, mesmo que já tem sido fotografado uma ou duas vezes .
    Tratar roupas como se fossem descartáveis é o cumulo do consumismo e da falta de personalidade.

  4. Amanda Dragone 30 de abril de 2015 / 19:39

    Nossa, perfeito! Feliz de saber que, como professora, tem convívio com muitas pessoas e pode conscientizar sobre o assunto. Acho tão importante isso, porque acaba influenciando em outras áreas e a forma de enxergar as coisas, né? Você dá aula onde? É aqui em Salvador? Beijo!

  5. Arwen 30 de abril de 2015 / 19:44

    Dou aula em Goiás. Sempe conveso com meus alunos sobre essa febre de consumo e a nescessidade de parecer ao invés de buscar ser melhor – em todos dos sentidos. Vejo minhas alunas do noturno se matando de trabalhar para comprar calças caras que sao quase a mensalidade de algumas faculdades e sem expectativas de fazer um curso superior por que “não tem dinheiro”

  6. Pingback: Eu Não Tenho O Que Vestir - Subúrbio da Moda

Deixe um recadinho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair / Alterar )

Cancelar

Conectando a %s