Quando a gente compra uma peça de roupa estamos ajudando a sustentar uma cadeia por trás da sua produção e transportação, pagando todos os custos para que ela esteja ali na loja perto de você, além do material, a costura e até o valor agregado da marca, que é um ponto subjetivo, mas também custa dinheiro, nosso e de quem investe no esforço de marketing por trás de todo planejamento daquela empresa de varejo.
E como ninguém quer levar gato por lebre, é bom se preocupar em entender um pouquinho mais sobre tecidos, de que forma a peça foi tingida, observar a costura da peça – o acabamento no modo geral -, e até sob quais condições ela foi feita, pois muitas empresas mantém através de terceiros a prática de trabalho escravo, direta ou indiretamente. E eu não estou falando sobre produtos “made in China”, porque nem tudo que vem de lá é feito dessa forma.
Mas a gente pode tentar se precaver com ajuda de ferramentas de pesquisa como aplicativo Moda Livre. Desenvolvido no ano passado (2014) para iOS e Android pela ONG Repórter Brasil (referência na luta contra o trabalho escravo e na defesa de direitos sociais e ambientais), especialmente para abordar sobre esse assunto tão polêmico!
Lá a gente encontra importantes empresas do seguimento de moda que foram avaliadas com alto, médio ou baixo nível de envolvimento com o trabalho escravo para a produção de suas peças. Além de reunir notícias sobre o assunto, ligados ou não especificamente às empresas, etc. Como os exemplos abaixo, sobre a C&A (sem envolvimento) e Zara (com envolvimento intermediário):
Quem gosta e estuda sobre moda, vale a pena baixar e conferir! O app é gratuito. ;)
Bem, segundo a ONG, a ideia não é boicotar empresas e “beneficiar outras”, mas ficarmos cientes e buscar que elas regulamentem o processo de produção de suas peças, ainda que esse seja feito por intermédio de terceirizadas.
E já que estamos falando sobre consumo consciente, e foi através da jornalista Márcia Luz que conheci o Moda Livre, aproveito para divulgar que dia 06.06 ela vai ministrar o Workshop Moda, Consumo Consciente e Autoestima, no Espaço Holambras, das 10h às 12h. Quem tiver interesse, confira todas as informações abaixo e inscreva-se!
Vamos? :D