Durante semanas de moda, ouvimos muito falar sobre a maquiagem natural – quase de cara lavada -, como nos desfiles de PatBo e Tufi Duek na SPFW Inverno 2015.
Isso pode parecer um pouco difícil para pessoas que tem manchas e marquinhas na pele, pois o primeiro passo é desconstruir a ideia de uma cobertura total para adequar os produtos e aprender a trabalhar com camadas.
Para chegar ao resultado menos artificial, é fundamental que se perceba um pouco dos poros, que se consiga vê-los através da maquiagem, evitando assim uma pele carregado ao extremo, o que acaba envelhecendo o look.
Gabby Fap, make-up stylist do lab.dudamolinos, explica o porque e ensina alguns truques para chegar o efeito natural. Hora de anotar as dicas:
Para quem tem a pele sem marcas ou manchas, na maioria das vezes um simples corretivo nas área críticas e uma fina camada de pó, controlam a oleosidade e homogeneízam o tom da pele.
Já para o caso de peles que precisam de uma atenção maior, a preparação começa com a aplicação da base em toda a extensão do rosto, orelhas e pescoço (se estiver a mostra). A base deverá ser da cor mais próxima possível do seu tom de pele natural. Sua principal função é homogeneizar e cobrir sutilmente pequenas manchas, marcas ou diferentes tonalidades da pele. O ideal é que se tenha uma cobertura de no máximo 40%.
O próximo passo é a aplicação do corretivo e normalmente são necessários dois tons: um ou dois tons de corretivo abaixo do seu tom natural para as olheiras – essa mesma cobertura também servira para iluminar a maquiagem. E o outro de uma cor próxima ao tom da pele, para aplicar nas demais regiões do rosto. O último passo é a aplicação de um pó (solto ou compacto) para imprimir uma textura aveludada e controlar as zonas de brilho (oleosidade).
Medidas pontuais e sem exagero!
No meu caso, abri mão das bases depois que comecei a usar o BB Cream da L’Oréal.
Faz uma diferença enorme, se comparado com a pele sem nada, ao mesmo tempo parece que não passei produto algum e acordei com a pele bem lisinha e uniforme. :D Sei que muitas já conhecem, mas quem ainda não experimentou, indico (já estou no terceiro)!